A Parceria Europeia para a Medicina Personalizada (EP PerMed), cofinanciada pela União Europeia no âmbito do Horizonte Europa, é uma plataforma para a programação conjunta de atividades de apoio à investigação e inovação nacionais e europeias que colocam em ação a Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (SRIA) para Medicina Personalizada (2023)”, SRIA para PM (2023), através de financiamento dedicado à investigação, desenvolvimento e inovação.
A Medicina Personalizada é amplamente entendida como um modelo médico que utiliza a caracterização dos fenótipos e genótipos das pessoas (por exemplo, a caracterização molecular, a imagiologia médica, dados relativos ao estilo de vida) para ajustar a estratégia terapêutica a cada pessoa no momento certo, e/ou para determinar a predisposição a doenças e/ou para prestar cuidados preventivos atempados e devidamente direcionados (de acordo com as conclusões do Conselho da União Europeia sobre a medicina personalizada para os doentes – 2015/C 421/03).
A EP PerMed reúne ministérios, organizações de financiamento e institutos de investigação de 24 países e 10 regiões europeias, entre as quais a FCT, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e a Direção Regional da Ciência e Tecnologia do Governo Regional dos Açores. A Parceria baseia-se nos resultados e na experiência de diversas iniciativas e projetos internacionais na área da Medicina Personalizada, bem como em mais de 15 anos de colaboração bem-sucedida entre muitos dos parceiros envolvidos. Durante os próximos dez anos (2023-2033), a maior parte do orçamento do EP PerMed estará disponível para financiamento de projetos de investigação e implementação de abordagens de medicina personalizada.
Em 2024, a EP PerMed lançará o seu primeiro concurso transnacional conjunto, PMTargets.
Esta iniciativa recebeu financiamento ao abrigo do Programa para a Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte EUROPA, Contrato de Subvenção N° 101137129