Skip nav

Concurso Estímulo ao Emprego Científico Institucional - Laboratórios Associados

O CEECInst-LA tem como objetivo financiar a contratação de doutorados por Laboratórios Associados (LA), através do apoio financeiro a planos de emprego científico e de desenvolvimento de carreiras, no âmbito da estratégia de reforço da massa crítica necessária à prossecução de objetivos específicos de política científica e tecnológica nacional, e tendo presente os desafios científicos enquadrados na Agenda de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para 2030. Pretende-se ainda reforçar a cooperação institucional em rede, de modo a contribuir para o aumento da competitividade do tecido produtivo e social, assim como reforçar as condições para a inovação.

Destinatários

São destinatários dos apoios financeiros os Laboratórios Associados com estatuto homologado e contrato-programa estabelecido entre a FCT e o LA.

Como concorrer

As candidaturas são submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível nesta página a partir de 25 de maio de 2022.

Devem ser apresentadas em língua inglesa, de forma a possibilitar a sua avaliação pelo painel de avaliação internacional. O período de apresentação de candidaturas ao concurso é de 25 de maio até às 17:00, hora de Lisboa, de 21 de julho de 2022.

Cada candidatura tem de ser obrigatoriamente instruída com a seguinte documentação:

  1. Caracterização do Laboratório Associado enquanto instituição de acolhimento, suas unidades de I&D e instituições de gestão, de acordo com o Contrato-Programa assinado com a FCT incluindo dados sobre os recursos humanos afetos ao LA;
  2. Condições de acolhimento do Laboratório Associado, incluindo, no caso de LA reconhecidos em 2021, as condições de acolhimento das Unidades I&D que compõem o respetivo LA;
  3. Plano de emprego científico para o período 2021-2025, que demonstre propostas de rejuvenescimento e de reforço de carreiras, a cinco anos, e de contribuição para os objetivos estratégicos do LA, incluindo aqueles relacionados com as políticas públicas, bem como o enquadramento nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU;
  4. Apoio solicitado em termos de número de contratos, por um período de 6 anos;
  5. Caracterização dos contratos a financiar: funções, área científica e títulos dos planos de trabalho;
  6. Declaração de compromisso do Coordenador e do responsável da Instituição de Gestão Principal do LA, em representação de todas as instituições de gestão, quando existam.

Avaliação

A avaliação das candidaturas é efetuada por um único painel de avaliação, constituído por peritos internacionais e coordenado por um perito nacional, de reconhecido mérito e com experiência de gestão institucional, assegurando a representatividade das áreas científicas correspondentes aos conselhos científicos da FCT.

O painel de avaliação é designado por deliberação do Conselho Diretivo da FCT, sendo a sua composição divulgada na página eletrónica da FCT antes do período de audiência prévia.

Mais informações serão disponibilizadas no Guião de Avaliação.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de abertura do Concurso

Contactos

Mais informações ou esclarecimentos deverão ser remetidos para o e-mail: info.ecinstitucional@fct.pt.