Skip nav

CIRCLE-2 ERA-NET

Cooperação Transnacional

CIRCLE-2 - Climate Impact Research & Response Coordination for a Larger Europe

A ERA-Net CIRCLE-2 (Coordenação da Investigação & Resposta ao Impacto Climático numa Europa Alargada) é uma rede europeia de financiadores públicos e privados, incluindo os institutos de investigação, ministérios e autoridades regulatórias comprometidas com o DESIGN, FINANCIAMENTO e PARTILHA de conhecimento transnacional em áreas científicas relacionadas com a adaptação à mudança climática. CIRCLE-2 tem por objetivo desenvolver programação conjunta e financiar concursos conjuntos transnacionais em investigação sobre adaptação politicamente relevante que recorrem a mecanismos de gestão comuns numa área europeia.

Previamente, CIRCLE-2 e o seu predecessor CIRCLE CA financiaram três concursos conjuntos dedicados a temas de investigação sobre adaptação no Mediterrâneo e regiões nórdicas e montanhosas. O concurso sobre o Mediterrâneo, em particular, foi dedicado a assuntos de gestão de água em áreas costeiras, tendo financiado oito projetos de investigação internacionais envolvendo países nas margens a norte e sul do Mediterrâneo. Esse concurso gerou uma quantidade apreciável de novo conhecimento sobre assuntos costeiros específicos e contribuiu para construir uma rede mediterrânea de cientistas de diversas disciplinas. A maioria desses projetos contou com a participação e colaboração de decisores políticos e outras partes interessadas e, de modo geral, de pessoas que vivem e trabalham nessas áreas costeiras.

O consórcio CIRCLE-2 inclui parceiros de Portugal, Áustria, Itália, França, Espanha, Suécia, Países Baixos, Finlândia, Irlanda, Alemanha, Grécia, Hungria, Turquia, Estónia, Israel, Bélgica (Flandres) e Reino Unido.

CIRCLE-2 "ADAPTATION FRONTIERS CONFERENCE" - 10-12 Março 2014, Lisboa

Convite à submissão de resumos até 9 de Dezembro 2013. Para mais informação consultar aqui.

Anúncio de Concurso (CIRCLE-MED2-2013)

"Adaptação às Mudanças Climáticas na perspetiva das ciências naturais e sociais: A Água nas Áreas Costeiras Mediterrâneas"

O objetivo deste concurso é potenciar a cooperação científica entre investigadores das ciências naturais e das ciências sociais em projetos de I&D colaborativos transnacionais que respondem aos desafios de adaptação às alterações climáticas relacionadas com a água na região do Mediterrâneo, com vista a apoiar políticas públicas nessa área.

As três organizações que participam neste concurso são MEDDE (França), com 350 000 Euros, MKF (Grécia), com 60 000 Euros, e FCT (Portugal) com 200 000 Euros.

O financiamento da FCT da participação portuguesa é, no limite, de 100 000 Euros por projeto.

Segundo os critérios de elegibilidade, cada proposta obriga à participação de, no mínimo, 3 instituições diferentes dos 3 países participantes.

No caso dos parceiros portugueses, estes obedecerão ao regulamento nacional de projetos em I&D ( aqui). Contudo, a sua percentagem de dedicação a projetos transnacionais deste concurso não é contabilizada para o máximo de 100% de dedicação aos projetos nacionais.

O prazo para apresentação das propostas é 6 de Maio de 2013.

E-mail para entrega de propostas: circle2call2013@fc.ul.pt.

Os documentos para formalização da proposta podem ser encontrados aqui.

Contatos

Dina Carrilho
dina.carrilho@fct.pt
Tel: (351) 21 392 43 81

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249 – 074 Lisboa
Portugal

Sítio do CIRCLE2

http://www.circle-era.net/

Esta ERA-NET continua a missão do ERA-NET FP6 CIRCLE. Esta página local pode referir ambas.