Skip nav

ERA-MIN

Cooperação Transnacional

ERA-MIN

Rede na Utilização Industrial de Matérias-Primas para as Indústrias Europeias

ERA-MIN é uma rede ERA-NET na área da utilização industrial de matérias-primas para as indústrias europeias, apoiada pelo 7.º Programa Quadro da Comissão Europeia e com início em Novembro de 2011 e a duração de 4 anos. Tem como objetivo a coordenação dos programas de financiamento de investigação para promover a investigação na área do aprovisionamento sustentável de matérias-primas para as Indústrias Europeias, alinhada com a Iniciativa Europeia “Matérias-primas”.

A ERA-MIN focaliza-se nas temáticas relacionadas com os três segmentos dos recursos minerais não energéticos: minerais metálicos, minerais para a indústria e minerais para construção. Os tópicos abordados pela ERA-MIN cobrem toda a cadeia de valor das matérias-primas: recursos primários e secundários, substituição de elementos críticos, assim como tópicos transversais como a mitigação do impacto ambiental e a sensibilização da opinião pública.

Para atingir os objetivos, a ERA-MIN tem como atividades principais:

  • Mapeamento da comunidade Europeia de investigação na área das matérias-primas não-energéticas - setores públicos & privados
  • Roteiro das prioridades de investigação & ações de investigação conjunta.
  • Coordenação dos programas de financiamento de investigação na Europa e implementação de atividades conjuntas, em especial, concursos conjuntos.
  • Aumentar o nº de parceiros do consórcio ERA-MIN e cooperação internacional com países fora da Europa.

As atividades da ERA-MIN e a manutenção dos objetivos definidos continuam na ERA-NET cofund ERA-MIN 2 – Research & Innovation Programme on Raw Materials to foster Circular Economy. Para mais informações consulte a página dedicada à ERA-MIN 2 ERA-MIN 2..

Concurso Conjunto 2015

O 3º concurso conjunto da ERA-MIN na área do Aprovisionamento Sustentável de Matérias-primas na Europa - 2015 foi lançado em Dezembro 2014.

O âmbito deste concurso é a investigação orientada pelas necessidades, sendo apoiada quer a investigação fundamental quer a investigação aplicada, desde que a investigação demonstre potencial para contribuir para assegurar o aprovisionamento sustentável de matérias-primas não energéticas para a Industrias Europeias.

Os tópicos e subtópicos que serão apoiados focam todos os aspetos da cadeia de valor das matérias-primas não energéticas: recursos primários, recursos secundários (reciclagem) e substituição de matérias-primas críticas, tal como descrito em detalhe na ERA-MIN Research Agenda.

  • NOVA Data limite para a submissão eletrónica de propostas completas : 20 de Maio 2015 (17h GMT+2).
  • Países participantes: África do Sul, Argentina, Alemanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia e Turquia.
  • Os consórcios transnacionais elegíveis têm de incluir, pelo menos, três instituições de, pelo menos, dois países participantes no concurso. Pelo menos um parceiro tem de ser de um dos seguintes países participantes no concurso: Alemanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia e Turquia.
  • Cada instituição portuguesa tem de enviar por correio eletrónico para a pessoa de contacto na FCT uma Declaração de Compromisso, devidamente assinada e carimbada pelo(a) Investigador Responsável e pelo representante legal da Instituição Proponente, até à data de submissão electrónica da proposta transnacional no site da ERA-MIN.
  • As instituições portuguesas têm de obedecer ao Regulamento de acesso a financiamento de projetos de IC&DT. A dedicação (ETI) a projetos transnacionais não é contabilizada para o máximo de 100% de dedicação (ETI) aos projetos nacionais.

Recomendam-se consórcios envolvendo parceiros académicos e industriais embora consórcios puramente académicos ou industriais também sejam elegíveis.

O compromisso financeiro da FCT para apoiar todos os tópicos neste concurso é de 500.000 Euros.

O financiamento da participação portuguesa numa proposta transnacional de duração de 36 meses está limitado a:

  • 250.000 Euros para um projeto com coordenação portuguesa e 150.000 Euros para um projeto com participação portuguesa.

Todos os documentos relativos ao concurso bem como o sistema de submissão eletrónica de propostas estão disponíveis aqui.

Para mais informações sobre o concurso ERA-MIN 2015 consultar a pessoa de contacto na FCT.

ERA-MIN Stakeholder Conference (Berlim, 17-19 Março 2015)

Os stakeholders interessados no Concurso 2015 são convidados a apresentar ideias de projetos nas 3 áreas do concurso na Conferência da ERA-MIN em Berlim. O prazo para o registo na conferência é 15 de fevereiro 2015 . O alojamento é suportado pela ERA-MIN. O registo e a agenda estão disponíveis "aqui".

Procura de parceiros

Está disponível uma base de dados de perfis de muitos países Europeus na área NMP-Nanotecnologias, Materiais e Tecnologias de Produção que pode ajudar na procura de parceiros: "NMP partner search tool".

Grupo LinkedIn ERA-MIN

Para promover a procura de parceiros e a rápida disseminação de toda a informação relativa aos Concursos Conjuntos da ERA-MIN, o Secretariado do Concurso Transnacional ERA-MIN criou um grupo no LinkedIn "ERA-MIN Joint Call LinkedIn Group". Associe-se a este grupo para discussões sobre o atual concurso ERA-MIN.

Avaliador de concursos da ERA-MIN

A ERA-MIN realiza uma avaliação internacional das propostas elegíveis submetidas. No caso de estar interessado em ser avaliador nos Concurso Conjuntos da ERA-MIN, por favor envie uma expressão de interesse e o CV em inglês para eramin@m2i.nl

2º concurso conjunto da ERA-MIN 2014

O 2º concurso conjunto da ERA-MIN na área do Aprovisionamento Sustentável de Matérias-primas na Europa - 2014 decorreu de 26 de março 2014 a 17 de Junho de 2014.

Países participantes: África do Sul, Argentina, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia e Turquia.

Os tópicos e subtópicos focam todos os aspetos da cadeia de valor das matérias-primas não energéticas: recursos primários, recursos secundários (reciclagem) e substituição de matérias-primas críticas, tal como descrito em detalhe na ERA-MIN Research Agenda.

O compromisso financeiro da FCT neste concurso era de 500.000 Euros.

O financiamento da participação portuguesa numa proposta transnacional estava limitado a: 200.000 Euros para projetos de duração 24-36 meses; 50.000 Euros para projetos de duração 12-18 meses.

Todos os documentos relativos ao concurso estão disponíveis aqui.

1º concurso conjunto da ERA-MIN 2013

O 1º concurso conjunto da ERA-MIN na área do Aprovisionamento Responsável e Sustentável de Recursos Primários (2013) decorreu de 30 de Abril a 27 de Junho de 2013.

Países participantes: Finlândia, Polonia, Portugal, Roménia e Suécia

Os 5 subtópicos do 1º concurso conjunto ERA-MIN 2013 focavam todos os aspetos da cadeia de valor dos recursos primários não energéticos: Prospeção, Extração, Encerramento de minas e sua reabilitação, Processamento de minérios e Metalurgia.

O compromisso financeiro da FCT neste concurso era de 400.000 Euros.

O financiamento da participação portuguesa numa proposta transnacional estava limitado a: 200.000 Euros para projetos de duração 24-36 meses; 50.000 Euros para projetos de duração 12-18 meses.

Todos os documentos relativos ao concurso estão disponíveis aqui.

Resultados do concurso ERA-MIN 2013

Um sumário dos resultados do concurso ERA-MIN 2013 está disponível aqui.

Contactos

Dina Carrilho
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126, 7º
1249 – 074 Lisboa
Portugal

dina.carrilho@fct.pt
Tel: (+351) 213 924 381

ERA-MIN site

www.era-min-eu.org/