Skip nav

Chistera_logo

Cooperação Transnacional

CHIST-ERA: "pathfinder programme" para o desenvolvimento coordenado a nível Europeu de Tecnologias de Informação e Comunicação futuras e emergentes

A CHIST-ERA é um consórcio de organizações que financiam de programas de suporte à investigação em Ciências da Informação e da Comunicação e Tecnologias (ICST), apoiado pelo programa da Comissão Europeia Future & Emerging Technologies (FET) do FP7. Estas organizações financiam conjuntamente projetos de investigação no quadro da CHIST-ERA de forma a reforçar a capacidade Europeia nos tópicos selecionados. A FCT é membro associado do concurso transnacional conjunto lançado pelo consórcio.

Destaques

24 de Outubro 2019: Pré-anúncio do concurso transnacional conjunto.

02 de dezembro 2019: Anúncio do concurso transnacional conjunto.

14 de Fevereiro 2020 às 17h00 CET: Prazo final para entrega de pré-propostas ("short proposals").

CHIST-ERA CONCURSO 2019

O Anúncio do Concurso facultará informação detalhada sobre os tópicos, países participantes e respetivos compromissos financeiros. Por favor consulte os documentos e as hiperligações selecionadas na caixa amarela no lado direito .

Tópicos do concurso

A FCT financiará as participações portuguesas nos dois tópicos:

  • Explainable Machine Learning-based Artificial Intelligence (XAI)
  • Novel Computational Approaches for Environmental Sustainability (CES)

Países Participantes

Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Polónia, Portugal, Québec (Canadá), Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e Reino Unido.

Proponentes de países que não estejam associados ao concurso podem ser parte de um consórcio, desde que disponham de fundos próprios para financiar a sua participação (uma declaração de compromisso/prova de financiamento próprio deve ser anexada à proposta apresentada a concurso).

Como candidatar-se

1- Consultar os"Documentos do Concurso" disponíveis na caixa amarela que se encontra à direita.

2- As regras de elegibilidade do concurso encontram-se disponíveis no texto do concurso. Candidatos nacionais apenas poderão submeter uma (1) candidatura, na qualidade de Investigador Responsável, neste concurso transnacional conjunto. Consultar os "Documentos Nacionais" disponíveis na caixa amarela que se encontra à direita. Ler os regulamentos nacionais dos países participantes no seu consórcio (incluindo o português).Parceiros que sejam considerados não-elegíveis poderão originar a rejeição de todo o consórcio.

3- Aceder à plataforma de submissão online (aqui) , e proceder de acordo com o seu perfil (Parceiro ou Coordenador).

4- As equipas portuguesas (Parceiros e/ou Coordenadores) devem enviar para o Ponto de Contacto Nacional do Concurso uma Declaração de Compromisso (ver documentos nacionais) devidamente assinada pelo(a) Investigador Responsável, pelo representante legal da instituição proponente e carimbada, até 10 dia úteis após o prazo limite para submissão da pré-proposta. A FCT poderá solicitar o original deste documento mais tarde.

O processo de submissão de propostas, neste concurso, tem duas fases. Na primeira fase é submetida uma pré-proposta ("short proposal" - consulte o formulário de pré-proposta). Se a pré-proposta for selecionada - após a avaliação por um Painel de Avaliação internacional criado especificamente para cada tópico do concurso - o consórcio é convidado a enviar uma proposta completa.

Os projetos apresentados na proposta completa e na pré-proposta devem ser consistentes. Qualquer alteração aos dados apresentados na pré-proposta deve ser explicada e justificada junto dos pontos de contato nacionais e do Secretariado da CHIST-ERA. O Coordenador deve apresentar a pré-proposta usando os formulários disponíveis na caixa amarela e submetê-la através plataforma de submissão online.

Compromisso financeiro da FCT e norma de financiamento (Portugal apenas)

  • Compromisso nacional para o concurso: 300.000 €
  • Máximo de financiamento por proposta : 100.000 €

Notas:

  • Se no consórcio existirem mais do que uma instituição portuguesa, a verba terá de ser partilhada entre o número de participantes existentes. O financiamento das instituições portuguesas tem de obedecer ao Regulamento de projetos financiados exclusivamente por fundos nacionais (ver Legislação e Regulamentos na caixa amarela).
  • A dedicação de recursos ETI (Equivalentes a Tempo Integral) a projetos transnacionais não é contabilizada para o limite máximo da FCT de 100% de dedicação de ETI aos projetos nacionais.

Ponto de Contacto Nacional

Germana Santos
germana.santos@fct.pt
Tel: (351) 21 391 15 69
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126 - 7º
1249 – 074 LISBOA
Portugal