Skip nav

Marinera

Cooperação Transnacional

MarinERA

A rede MarinERA é um projecto financiado pelo mecanismo ERA-Net do 6ºPQ da UE(2004-2008). A MarinERA é uma parceria de 13 das principais agências financiadoras de I&D em Ciências e Tecnologias do Mar na Europa (coordenada pelo IFREMER e gerido pelo Marine Board -ESF). Como complemento, uma variedade de Observadores (redes, agências financiadoras, ministérios e outras ERA-Net) estão associadas a este projecto. Os objectivos principais do projecto MarinERA são:

  • Promover a cooperação entre agências financiadoras de I&D em CTM na União Europeia, através de uma gestão custo/beneficio efectiva e eficiente dos recursos existentes (recursos humanos, infraestruturas especializadas e recursos financeiros).
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma Política de Investigação Marinha Europeia, identificando desafios futuros.
  • Promover uma plataforma de entendimento para a partilha de recursos especializados para o estudo de assuntos prioritários não suportáveis individualmente pelos países membros da UE.
  • Planificar a abertura conjunta de Programas de I&D em Ciências e Tecnologias do Mar.

Resultados Finais do Concurso

Os parceiros europeus da rede MarinERA juntaram esforços para organizar e financiar um concurso Transnacional para projectos de investigação internacionais no tópico Regional Drivers of Ecosystem Change: Description, Modelling and Prediction.

Para informações sobre os resultados finais do concurso consulte o site oficial deste projecto em www.marinera.net/european/pilot_call/call_results.html

Lançamento de novo portal MarinERA

O Consórcio MarinERA lançou no dia 6 de Outubro 2008, a Base de Dados on-line de Centros de Investigação Atlânticos em Ciências do Mar.

A Base de Dados é uma ferramenta baseada nas potencialidades de busca e visualização do Google-maps permitindo o acesso a mais de 350 Centros de Investigação de 10 países da costa atlântica que vai desde a Islândia/Noruega até à Espanha/Portugal.

Esta nova ferramenta foi pensada para ser complementar às já existentes para outras regiões europeias como o Mar Báltico (BONUS) e os Mares Negro e Mediterrânio (CIESM). Esta base de dados é uma ferramenta importante para promover e encorajar futuras colaborações entre equipas de diversos países desta área geográfica.

Constitui ainda um importante contributo, regional, para os objectivos da Política Marítima Europeia Integrada (Outubro 2007) e para recentemente publicada Estratégia Europeia para a Investigação Marinha e Marítima (Setembro 2008).

Pode aceder a esta base de dados em http://marineinstitutes.marinera.net/.

Contactos

José Bonfim
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249 – 074 LISBOA
Portugal

jose.bonfim@fct.pt
Tel: (351) 21 391 15 28

Sítio da Marinera

http://www.marinera.net/