Skip nav

MNT-ERA.NET

Cooperação Transnacional

MNT-ERA.NET

MNT-ERA.NET é uma rede de programas europeus de apoio às Micro e Nano Tecnologias (MNTs) composta por 21 agências de financiamento ou ministérios nacionais/regionais de 20 países/regiões da Europa. Foi iniciada em Março de 2009 com a duração de dois anos e meio e prossegue as actividades da mesma rede iniciada em 2004 no âmbito do 6º Programa Quadro da União Europeia (FP6) com o objectivo de melhorar a coordenação dos financiamentos nacionais. Os principais objectivos da MNT-ERA.NET são:

  • Promover a competitividade da industria Europeia através da coordenação e racionalização das medidas de apoio às MNTs;
  • Melhorar a cooperação entre os organismos de financiamento, indústria, instituições de investigação e universidades;
  • Promover anualmente a abertura de concursos transnacionais para projectos I&D orientados para o mercado, que serão tipicamente mais pequenos que os projectos submetidos ao FP7 e beneficiarão de decisões de financiamento mais céleres.

Concurso 2010

O concurso 2010 encerrou para a submissão de propostas de I&D orientadas para o Mercado em todas a áreas das Micro e Nano Tecnologias (MNTs), incluindo as tecnologias de produção, com ênfase nos seguintes tópicos:

  • Sistemas de sensores inteligentes para aplicações em segurança, ambiente e entretenimento;
  • Dispositivos médicos e para aplicações em saúde;
  • Estruturas e interfaces funcionais;
  • Energia para a mobilidade.

Países/regiões participantes: AT, BE-WA, CH, CZ, DE, ES-BC, FI, FR, FR-MP, HU, LU, PL, PT, RO, SE, SI, SK, TR.

Data limite para a submissão obrigatória on-line de pré-propostas:12 de Abril 2010 às 12h (hora local de Bruxelas).

Data limite para submissão de propostas completas: 5 de Julho 2010 às 12h (hora local de Bruxelas). Em paralelo, as equipas portuguesas têm de submeter à FCT um formulário relativo ao orçamento.

O consórcio do projecto deverá consistir em, pelo menos, dois parceiros de diferentes países/regiões participantes.

A cada parceiro aplicam-se as prioridades temáticas, os critérios de eligibilidade e as condições de financiamento da respectiva agência financiadora nacional/regional.

A avaliação das propostas será realizada pelas agências de financiamento nacionais/regionais. Apenas as propostas com uma decisão positiva unânime das agências envolvidas serão recomendadas para financiamento. Neste caso, será pedido aos investigadores nacionais que façam uma submissão formal do projecto e o Regulamento de Acesso a Financiamento de Projectos de IC&DT será aplicado.

Encoraja-se a participação de empresas nestes projectos, as quais só poderão ser financiadas a 50%.

O investigador nacional deverá dedicar, no mínimo, 25 % do seu tempo ao projecto e não pode ultrapassar os 100% de tempo dedicado a investigação em projectos financiados pela FCT.

Consultar o anúncio do concurso no sítio da rede e a pessoa de contacto na FCT.

Contactos

Dina Carrilho
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249 – 074 LISBOA
Portugal

dina.carrilho@fct.pt
Tel: (351) 21 391 15 43

Sítio da MNT-ERA.NET

http://www.mnt-era.net