Skip nav

Ocean Energy ERA-NET Cofund

Cooperação Transnacional

ERA-NET Cofund em Energia dos Oceanos

Apoiar a inovação colaborativa no setor da Energia dos Oceanos

A ERA-NET Cofund em Energia dos Oceanos (OCEANERA-NET COFUND) é uma iniciativa de oito agências governamentais nacionais e regionais de seis países europeus, que recebeu financiamento da União Europeia, no âmbito do Programa Horizonte 2020 para I&I. Os países/regiões participantes são: o País Basco, a Bretanha, a Irlanda, o País do Loire, Portugal, a Escócia, a Espanha e a Suécia.

O objetivo é coordenar o apoio à investigação e desenvolvimento em energia dos oceanos, para incentivar projetos colaborativos que abordem alguns dos principais desafios identificados para o setor, à medida que avança em direção à comercialização.

Os principais objetivos são manter e aumentar a posição de liderança mundial da Europa em energia dos oceanos, para ajudar a aproximar as soluções inovadoras de energia de baixo carbono à implantação comercial, reduzir o custo de energia nivelado (LCoE - Levelised Cost of Energy), criar crescimento e emprego e reduzir o impacto ambiental da energia do sistema.

Esta iniciativa recebeu financiamento do programa para a investigação e inovação da União Europeia Horizonte 2020 ao abrigo do contrato de subvenção Nº 731200.

Destaques

8 de Janeiro de 2019: Lançamento do Concurso Transnacional Conjunto 2019

1 de Março de 2019 (17:00 CET) : Data limite para submissão da Expressão de Interesse

5 de Abril de 2019 (17:00 CET): Data limite para submissão da Proposta

Um webinar foi organizado em parceria com a Ocean Energy Europe e a ETIP Ocean, às 10:00 GMT / 11:00 CET a 14 de janeiro de 2019. Você pode inscrever-se para o webinar aqui:

Por favor, consulte esta página regularmente para possíveis atualizações.

OCEANERA-NET COFUND CONCURSO TRANSNACIONAL CONJUNTO 2019

O Anúncio do concurso e o Guia para candidatos contém informação detalhada sobre os objetivos do concurso, tópicos e impacto esperado, regras de financiamento nacionais/regionais e como candidatar-se a financiamento.

Por favor consulte os documentos e as hiperligações selecionadas na caixa amarela no lado direito.

Tópicos do concurso apoiados pela FCT:

  • Dispositivos de Energia Oceânica
  • Componentes e Subsistemas
  • Conexão à Rede e Sistemas de Potência
  • Materiais e Estruturas
  • Instalação, Operações e Manutenção
  • Avaliação de Recursos e Impactos

Países/regiões participantes

Escócia (Reino Unido), Suécia, Espanha, Irlanda, Portugal, País do Loire (França) e Flandres (Bélgica).

Candidatos de países que não estejam associados ao concurso podem ser membros de um consórcio, desde que disponham de fundos próprios para financiar a sua participação (Será necessário documentar a disponibilidade dos fundos).

Como candidatar-se

1- Consultar os Documentos do Concurso disponíveis na caixa amarela que se encontra à direita.

2- Lêr as regras nacionais/regionais de todos os países participantes no seu consórcio (incluindo as portuguesas), disponíveis no "Anúncio do concurso e Guia para os candidatos". Parceiros que sejam considerados não-elegíveis poderão originar a rejeição de todo o consórcio.

3- Aceder à página do concurso e ao website de pesquisa de parceiros.

4- Até 10 dias úteis após o prazo limite para submissão da Expressão de Interesse, as equipas portuguesas (Parceiros e/ou Coordenadores) têm de:

  • Enviar para o Ponto de Contacto Nacional do Concurso uma Declaração de Compromisso, devidamente assinada pelo(a) Investigador(a) Responsável e pelo representante legal da Instituição Proponente e carimbada. A FCT poderá solicitar o original deste documento mais tarde.
  • Fazer prova de que o(a) Investigador(a) Responsável possui ou venha a possuir, aquando da assinatura do termo de aceitação do projeto, vínculo laboral ou que titule uma bolsa de pós-doutoramento com a Instituição Proponente ou, no caso da sua inexistência, enviar acordo escrito entre as partes.

Compromisso financeiro da FCT e normas de financiamento (Portugal apenas)

Compromisso financeiro nacional para o concurso: 300.000 €

Máximo de financiamento para um consórcio com participação ou coordenação Portuguesa: 150.000 €

Nota: Se um consórcio incluir mais do que uma instituição portuguesa, a verba terá de ser partilhada entre as instituições participantes. O financiamento das instituições portuguesas tem de obedecer ao Regulamento de projetos financiados exclusivamente por fundos nacionais . A dedicação (ETI) a projetos transnacionais não é contabilizada para o máximo de 100% de dedicação (ETI) aos projetos nacionais.

Contactos

PONTOS DE CONTACTO NACIONAL

Joana Pinheiro
joana.pinheiro@fct.pt
Tel: (+351) 213 911 567

Gonçalo Zagalo
goncalo.zagalo@fct.pt
Tel: (+351) 213 924 455

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126 - 7º
1249 – 074 LISBOA
Portugal