Skip nav

Cooperação Científica e Tecnológica
FCT e Fundação "la Caixa"

Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b

Em Destaque

21.07.2021 - Resultados do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2021. Foram selecionados 12 projetos portugueses de investigação em saúde. (ver Notícia)

Iniciada em 2018 para o estímulo conjunto a projetos de investigação de excelência e com impacto social no âmbito da biomedicina e da saúde, ao abrigo do Programa «Health Research» da Fundação "la Caixa", designadamente em neurociências, doenças infeciosas, doenças cardiovasculares e doenças oncológicas, e em projetos transdisciplinares com enfase em investigação translacional e clínica.

O programa CaixaResearch de Investigação em Saúde está focado no apoio a projetos de investigação e desenvolvimento em biomedicina e saúde e pretende identificar e impulsionar as iniciativas mais promissoras, de maior excelência científica e com mais valor potencial e impacto social, seja no campo da investigação fundamental, clínica ou translacional, em cinco áreas específicas: oncologia, neurociências, doenças infeciosas, doenças cardiovasculares e metabólicas relacionadas e tecnologias facilitadoras naquelas áreas temáticas. Até à data, este programa teve cinco concursos para projetos, decorridos entre 2018 e 2021, estando a última edição em fase de Pré-seleção das propostas apresentadas prevendo-se o núncio dos projetos selecionados para fim de junho de 2022.

A i4b tem por objetivo aumentar a atividade de investigação e desenvolvimento em biomedicina e saúde desenvolvida em centros portugueses no quadro do programa CaixaResearch de Investigação em Saúde, em colaboração com centros internacionais, estimular a transferência de conhecimento para a sua aplicação na área da saúde e contribuir para o bem-estar das pessoas.

No âmbito da i4b e das condições estabelecidas entre as duas instituições, cabe à FCT igualar o financiamento que a Fundação “la Caixa” atribui a equipas portuguesas que liderem ou participem em projetos de investigação selecionados no âmbito dos concursos do programa CaixaResearch de Investigação em Saúde. Nestas condições, nas 4 edições já encerradas, foram apoiados 30 projetos liderados por instituições nacionais, representando um investimento conjunto de cerca de 20 milhões de euros, tendo a FCT apoiado com mais de 8 milhões de euros. A lista completa de projetos apoiados está disponível aqui.

Contacto: healthresearch@fundaciolacaixa.org