Skip nav

Cooperação Internacional


Parcerias Europeias (Horizonte Europa)


As Parcerias Europeias associadas ao Programa-Quadro Horizonte Europa (HE) surgem como ferramentas essenciais para enfrentar alguns dos desafios mais prementes da Europa, através de iniciativas concertadas de investigação e inovação (I&I) envolvendo vários parceiros públicos e privados que, em conjunto com a Comissão Europeia, são fundamentais para a implementação do HE e contribuem significativamente para a consecução das prioridades políticas da UE. Ao reunir parceiros privados e públicos, as Parcerias Europeias ajudam a evitar a duplicação de investimentos e contribuem para reduzir a fragmentação do panorama da I&I na UE.

Através dos concursos no âmbito das Parcerias Europeias, a comunidade científica pode obter financiamento para desenvolver atividades em consórcios com investigadoras/es de outros países, através de concursos transnacionais conjuntos.


Parcerias Europeias em que a FCT participa:


Biodiversa+

A Parceria Europeia Biodiversa+ faz parte da Estratégia Europeia em Biodiversidade para 2030 para construir a ponte entre ciência, política e prática. Esta parceria reúne 76 organizações de financiamento e atores da política ambiental de 39 países europeus e associados para trabalhar nos seus objetivos.

Para mais informações sobre esta parceria, consulte a página da Biodiversa+ no sítio da FCT.


CETP – Clean Energy Transition Partnership

A Parceria Europeia cofinanciada CETP – Clean Energy Transition Partnership visa capacitar a transição de energia limpa e contribuir para os objetivos da UE de se tornar o primeiro continente climaticamente neutro até 2050, reunindo financiamento nacional e regional em IDTI, para uma ampla variedade de tecnologias e soluções de sistema, necessárias a esta transição.

Para mais informações sobre esta parceria, consulte a página da CETP no sítio da FCT.


DUT – Driving Urban Transitions

A Parceria Europeia cofinanciada DUT – Driving Urban Transitions visa enfrentar os desafios da transição urbana, envolvendo comunidades regionais, municipais e locais, sendo a única das novas parcerias no quadro do HE que aborda o desenvolvimento urbano na sua complexidade. Esta parceria assenta em três eixos estratégicos de transição, os Transition Pathways: TP Bairros de Energia Positiva; TP Cidade 15-Minutos; TP Economias Circulares Urbanas.

Para mais informações sobre esta parceria, consulte a página da DUT no sítio da FCT.


Key Digital Technologies (KDT)

A Parceria KDT (Key Digital Technologies) dá sequência à Joint Technological Initiative ECSEL (Electronic Components and Systems for European Leadership) para o período 2021-2027.

Encontram-se publicados o programa de trabalhos de 2022 e os respetivos concursos (cujo prazo para submissão de candidaturas terminou em 21 de setembro de 2022).

Para mais informações sobre esta parceria, consulte a página da KDT no sítio da FCT.


Water4All

A Parceria Europeia cofinanciada Water4All – Water Security for the Planet tem como objetivo congregar esforços, mobilizar recursos e reforçar a liderança e competitividade europeia na investigação e inovação no domínio da Água. Portugal é um dos parceiros desta iniciativa, que também conta com a participação da Comissão Europeia.

Para mais informações sobre esta parceria, consulte o programa de trabalhos da Water4All no sítio da Iniciativa de Programação Conjunta Water JPI.


Outras parcerias em que a FCT participa:


Para mais informações sobre outros tipos de parcerias em que a FCT participa, consulte a página das parcerias do Espaço Europeu de Investigação no sítio da FCT.


Poderá consultar as oportunidades de financiamento na lista de concursos em curso.