Saltar para o conteúdo principal

Unidades de I&D em avaliação conhecem primeiros pareceres de revisores

A primeira fase do Exercício de Avaliação de Unidades de I&D 2013/14 progride conforme planeado. O processo iniciou-se com a alocação de avaliadores externos a cada uma das 323 candidaturas, pela European Science Foundation, uma organização internacional, com mais de três décadas de experiência em processos de avaliação, com a qual a FCT estabeleceu um acordo de colaboração para este exercício. Cada candidatura foi avaliada por dois peritos externos e um membro do painel de avaliação (que atua como 2º rapporteur). Os candidatos têm agora oportunidade para comentar, responder ou clarificar aspetos evidenciados pelos revisores.

É a primeira vez que um concurso FCT tem uma fase de refutação. Tem como objetivo permitir um maior envolvimento dos candidatos no processo de avaliação e, sobretudo, melhor informar o processo de decisão dos membros dos painéis. Os painéis de avaliação irão analisar os pareceres dos peritos e os comentários dos candidatos.

Os sete painéis de avaliação reunir-se-ão no fim do mês de maio, para pontuar as candidaturas segundo os critérios de avaliação, e elaborar pareceres. Os painéis irão também salientar qualquer aspeto que consideram deve ser considerado na segunda fase do exercício de avaliação. O resultado da primeira fase será uma lista de Unidades de I&D que passam à segunda fase, e uma lista com as classificação das unidades que não passaram. Os resultados são esperados em junho.

A segunda fase envolve visitas às Unidades e/ou entrevistas com os coordenadores e investigadores, sendo o resultado a classificação também destas unidades. Às classificações estão associados financiamentos de longo prazo: financiamento de base para todas as Unidades com classificação de Bom ou acima (em qualquer das fases), acrescido de um financiamento estratégico para as Unidades com classificação de Excecional, Excelente ou Muito Bom. Os primeiros resultados desta avaliação estão previstos para dezembro de 2014.