Skip nav

Instituições de I&D

Unidades de I&D

As Unidades de I&D são instituições de investigação públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que se dedicam à investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

Existem 312 Unidades de I&D com financiamento aprovado para o período 2020-2023 que se distribuem por diversas áreas de conhecimento e em todo o território nacional. As Unidades de I&D podem ser entidades integradas em diferentes universidades ou politécnicos, ou constituírem parcerias entre universidades ou ainda possuírem um estatuto independente e funcionamento autónomo. Um total de cerca de 19 000 investigadores doutorados realizam atividades de investigação nestas unidades.

As Unidades de I&D são avaliadas periodicamente, a cada 4-5 anos, por painéis de avaliadores internacionais, que atribuem uma classificação e um financiamento para o período plurianual seguinte.

Os resultados do processo de avaliação 2017/2018 determinaram o financiamento das Unidades de I&D com classificação igual a Bom, Muito Bom e Excelente, para o período 2020-2023.

Toda a legislação e regulamentação relevante sobre o funcionamento das Unidades de I&D encontra-se em legislação, regulamentos e normas.