Saltar para o conteúdo principal

COST (European Cooperation in Science and Technology) lança 60 novas Ações

A COST (European Cooperation in Science and Technology) aprovou recentemente 60 novas Ações, destinadas a promover a investigação sobre temáticas estratégicas, incentivando a cooperação entre os diferentes estados-membros, mediante a constituição de parcerias e redes. Destacam-se neste âmbito sete propostas com coordenação de investigadores afiliados a instituições do SNCT, e também o facto de 90% das Ações aprovadas terem representação nacional no grupo de proponentes.

Está aberto o convite à apresentação de manifestação de interesse para os Comités de Gestão destas novas Ações COST e de outras Ações que tenham posições abertas. Recorda-se que o Comité de Gestão das Ações pode integrar até dois investigadores afiliados a instituições do SNCT. Os prazos de submissão de manifestação de interesse são os seguintes:

  • Até 28 de junho de 2024, para todos os membros do grupo proponente das novas ações aprovadas;
  • Até 12 de julho de 2024, para todos os restantes interessados em integrar o Comité de Gestão das novas Ações aprovadas ou outras que estejam a decorrer.

A prioridade para integrar o Comité de Gestão será dada a quem fez parte do grupo proponente.

Em curso estão mais de 250 ações COST, com praticamente 100% de participação portuguesa. Consulte a página do site da FCT dedicada à COST para mais informações e consulte aqui a informação relativa às Ações ativas, as quais representam uma oportunidade de colaboração transnacional em rede para os investigadores interessados.

A COST tem como missão apoiar a criação de redes de cooperação transnacional entre investigadores em toda a Europa, para que de uma forma livre, aberta e em conjunto, desenvolvam as suas ideias e iniciativas. Estas redes, denominadas COST Actions, possibilitam avanços no desenvolvimento do conhecimento científico e a capacitação dos seus participantes. Portugal é um caso de sucesso na COST, no âmbito da qual, anualmente, mais de 1.500 investigadores nacionais beneficiam de financiamento.

A FCT coordena a promoção e a participação da comunidade científica nacional na COST, estando responsável pelos processos de nomeação dos membros do Comité de Gestão das Ações.

Selo 40 anos Programa-Quadro Em 2024, assinalam-se os 40 anos do Programa-Quadro da União Europeia, o maior instrumento para a promoção da Investigação, Desenvolvimento e Inovação europeu e o farol para a cooperação científica internacional.