Saltar para o conteúdo principal

FCT divulgou os resultados provisórios do Concurso de Projetos Exploratórios 2023

Imagem alusiva ao Concurso de Projetos Exploratórios 2023

A FCT divulgou, no dia 02 de agosto, os resultados provisórios do Concurso de Projetos Exploratórios em todos os domínios científicos 2023, correspondendo a um investimento de cerca de 20 milhões de euros, suportado por fundos nacionais através do orçamento da FCT.

Este concurso vai apoiar, pelo menos, 400 projetos de investigação de caráter exploratório (PEX), com a duração de 18 meses, um financiamento máximo de 50 mil euros por projeto, com adiantamento inicial de 75% do montante atribuído.

A taxa de sucesso provisória do concurso é de 22% face ao número de candidaturas admitidas.

Os projetos PEX recomendados para financiamento estão distribuídos pelos seguintes domínios científicos: Ciências Médicas e da Saúde – 22,1%, Ciências da Engenharia e Tecnologias – 17%, Ciências Naturais – 15,5%, Ciências Sociais – 16,3%, Ciências Exatas – 12,8%, Ciências Agrárias – 7,8% e Humanidades – 8,5%.

Os investigadores principais que lideram os projetos financiados são na maioria mulheres, representando 55% do total. E do universo de investigadores,16% são estrangeiros, de 21 nacionalidades, que trabalham em centros de investigação em Portugal e lideram 64 dos projetos selecionados.

Este concurso reveste-se de várias novidades face aos anteriores:

  1. Pela primeira vez, os projetos financiados vão beneficiar, do novo modelo de montantes fixos (“lump sums”), representando uma significativa simplificação dos procedimentos administrativos.
  2. Foi adotado, também pela primeira vez, o sistema de CV narrativo para uma avaliação mais qualitativa e abrangente da diversidade dos percursos dos investigadores.
  3. Os projetos financiados podem ainda beneficiar de tempo de cálculo nos supercomputadores Deucalion ou MareNostrum 5, sem necessitar de uma avaliação científica adicional.

 

As candidaturas decorreram entre 22 de dezembro de 2023 e 1 de março de 2024. Foram submetidas 1.890 candidaturas, das quais 1.791 foram admitidas para avaliação, em conformidade com os termos do aviso de abertura de concurso.

As candidaturas foram avaliadas por 33 painéis de avaliação, de diferentes áreas científicas, tendo participado neste processo 364 avaliadores afiliados a instituições estrangeiras de 40 países.

O detalhe dos resultados de cada candidatura pode ser consultado pelo Investigador Responsável na plataforma myFCT. Os candidatos que discordem da proposta de decisão, podem apresentar pronúncia em sede de audiência prévia de interessados. Após a sua análise, será divulgado o conjunto final dos projetos a financiar.