Saltar para o conteúdo principal

FCT reforça o programa FCT-Tenure e lança a 7ª edição do Concurso de Emprego Científico Individual

Investigadores em ambiente de laboratório

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) adicionará 100 vagas à 1ª edição do programa FCT-Tenure, o primeiro instrumento de financiamento da FCT para o apoio à contratação de investigadores exclusivamente em lugares de carreira. A presente edição deste programa passa a prever a atribuição de 1.100 posições, sem prejuízo do número de posições a abrir na 2ª edição do programa.

O programa FCT-Tenure, cujos resultados provisórios serão divulgados até ao dia 14 de agosto de 2024, permitirá tanto a integração de doutorados na carreira de investigação como na carreira docente, perspetivando-se as duas carreiras pelas atividades de investigação científica que têm em comum, promovendo a autonomia estratégica e o rejuvenescimento dos quadros das instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.

Simultaneamente, a FCT publicou no dia 31 de julho o Aviso de Abertura da 7.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual, cujo período de candidatura irá de 30 de setembro a 29 de novembro de 2024. O concurso, no âmbito do qual serão financiados 400 contratos de Emprego Científico, apoia a contratação de investigadores em início de carreira, por um período de 3 anos, em lugares nas categorias júnior e auxiliar.

Dessa forma, e de acordo com as melhores práticas internacionais, a FCT reforça os incentivos à contratação de investigadores para posições permanentes, desincentiva contratos a termo de longa duração e incrementa o número de posições disponíveis à comunidade a curto prazo.

A estas posições, juntam-se os 120 lugares atribuídos no âmbito do concurso CEEC Institucional Laboratório Associado, presentemente em fase de contratualização, e o programa de atração e retenção de talento ERC-Careers. O último trimestre de 2024 marcará também, previsivelmente, o lançamento da 1ª edição do concurso FCT de apoio à contratação de investigadores doutorados em entidades não académicas.

Com essas medidas, a FCT reforça o seu compromisso com o crescimento da Investigação & Inovação em Portugal através de políticas de emprego científico sustentável, bem como pela valorização da multiplicidade de percursos e perfis científicos dos investigadores nacionais.