Saltar para o conteúdo principal

Supercomputador português Deucalion integra TOP500 dos supercomputadores mais eficientes do mundo

Notícia Supercomputador Deucalion

O supercomputador Deucalion, instalado em Guimarães e inaugurado em setembro do ano passado, surge pela primeira vez na lista do TOP500 dos supercomputadores mais eficientes do mundo, marcando a estreia desta infraestrutura portuguesa na distinção – alcança a 81.ª posição em eficiência energética da partição Arm e 219.ª em velocidade de processamento.

 A notícia surge na edição de junho de 2024 do TOP500 (já divulgada), que ordena os 500 supercomputadores mais poderosos do mundo desde 1993. Esta lista foi anunciada no ISC 2024, que decorreu em Hamburgo, na Alemanha.

O Deucalion faz parte da rede de supercomputadores europeus da empresa comum EuroHPC, acessíveis às comunidades de investigação e inovação. Trata-se de um projeto conjunto da FCT, desenvolvido através da FCCN e da parceria europeia EuroHPC, sendo este supercomputador capaz de atingir uma performance de alto desempenho Linpack (HPL) de 3,9 petaflops.

Localizado na Universidade do Minho, o Deucalion também figura na classificação Green500, lista que classifica os supercomputadores de acordo com o seu consumo energético. Nesta lista, graças à sua baixa pegada de carbono, o supercomputador português figura no 80.º lugar.