Saltar para o conteúdo principal

Cátedras convidadas

A criação de Cátedras Convidadas tem como objetivo atrair para Portugal investigadores de alto nível internacional e apoiar as instituições do Ensino Superior no seu esforço de internacionalização e de estabelecimento de parcerias com outras entidades.
Este programa foi anunciado em 12 de Maio de 2008 como parte da iniciativa Ciência 2008. Estão disponíveis os seguintes documentos:

Guia de candidatura para instituições

Dada a previsível variedade de propostas a receber pelo programa de Cátedras convidadas, a FCT optou por não fornecer um formulário de candidatura rígido, limitando-se à indicação de um conjunto de regras de organização de candidatura descritas neste documento. A FCT reserva-se a possibilidade de solicitar o preenchimento de formulários mais específicos no futuro.

Período de avaliação

O concurso está aberto em permanência de acordo com o artigo do Regulamento.

Instituição proponente que apresenta a candidatura

Cada candidatura deverá ter definida claramente uma instituição proponente (necessariamente uma instituição de ensino superior universitário, Artigo ) com personalidade jurídica e que apresenta a candidatura. Será esta a instituição com a qual a FCT estabelecerá diálogo durante a fase de candidatura pedindo eventuais esclarecimentos.

Suporte físico da candidatura

Os documentos da candidatura deverão ser enviados por email para o endereço catedras@fct.pt.

Documentos com assinatura deverão ser submetidos assinados digitalmente. Caso contrário, em caso de seleção da candidatura, a respetiva aprovação final ficará dependente da entrega do original.

Formato dos documentos

Para máxima compatibilidade todos os documentos na candidatura devem ser apresentados em formato PDF. Admitem-se exceções para:

  • folhas de cálculo, que para facilidade de simulação por parte da FCT, deverão ser apresentadas adicionalmente em formato MS Excel.
  • documentos gráficos ou multimédia usados em descrições de projetos ou currículos.

Pessoa de contacto, responsável pela candidatura

Cada candidatura deverá identificar de forma clara a pessoa que será responsável por todos os contactos com a FCT daqui em diante designada por pessoa de contacto que deverá ser alguém facilmente contactável. Não é necessariamente o responsável da instituição proponente nem necessariamente o responsável científico pela candidatura. Devem ser fornecidos email, telefone e fax.

A FCT recomenda vivamente que o email mencionado atrás produza automaticamente cópias para todas as pessoas envolvidas na candidatura, a nível decisório.

Estrutura da documentação

A documentação a enviar incluirá:

  • Documento de identificação da instituição proponente incluindo a pessoa de contactose for a mesma para todas as candidaturas.
  • Carta de apoio formal à(s) candidatura(s) assinada (eletronicamente) pelo responsável da instituição.
  • Documento de descrição da candidatura a Cátedra Convidada.

Identificação da instituição proponente que apresenta a candidatura

O documento de identificação da instituição proponente que apresenta a candidatura deve identificar esta de uma forma sucinta, mas não ambígua, tirando partido da informação de que eventualmente a FCT já seja detentora. Deve incluir a pessoa de contacto e o NIB a ser utilizado para transferência de verbas se forem comuns a todas as candidaturas e a lista das candidaturas propostas.

No caso da instituição proponente não ser uma instituição universitária já identificada perante a FCT, e só neste caso, deverão ser fornecidos dados detalhados sobre sede e morada, corpos diretivos, contactos da direção, NIF, etc.

Descrição de candidatura

Documentos a incluir:

  • Lista de instituições beneficiárias, incluindo outras instituições participantes, com contactos, responsáveis e pessoa de contactoda candidatura se for específica.
  • Documento de aceitação de participação na candidatura por parte de cada instituição envolvida.
  • Definição dos objetivos a atingir com a criação da cátedra incluindo a mobilização de parcerias internacionais, redes de cooperação, projetos, outras iniciativas de investigação, colaboração em programas de doutoramento, reforço de massas críticas de qualidade, etc. (Artigos )
  • Definição do perfil científico da cátedra. Se for proposto um nome incluir o respetivo currículo e projeto. (Artigo )
  • Condições de integração em instituições de investigação e ensino superior universitário e, se for o caso, incluindo a repartição do tempo entre várias instituições, períodos no estrangeiro e em Portugal. (Artigos )
  • Condições de cofinanciamento e orçamento proposto incluindo estimativas dos diversos tipos de despesa prevista durante toda a duração do contrato e o financiamento solicitado à FCT. (Artigos 10º11º12º)
  • Calendário proposto para o processo de recrutamento.

Utilização de outros recursos informáticos da FCT

O processo de recrutamento deve ser publicitado no portal  https://www.euraxess.pt/

  • Estado

    Ativo

  • Partilhar