Saltar para o conteúdo principal

Investigador português vence o Prémio GBIF 2023

André Liz Investigador do CIBIO-InBIO

O português André Vicente Liz, doutorando no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) da Universidade do Porto, foi um dos vencedores do Prémio GBIF 2023 Graduate Researchers Awards. É o segundo português premiado, após Raquel Gaião Silva da Universidade do Algarve ter sido uma das vencedoras em 2018. André Liz partilha o prémio deste ano com Dorothy Akoth, da Universidade de Makarere, no Uganda, recebendo ambos 5.000 euros.

André Liz, nomeado pela delegação portuguesa da GBIF, foi selecionado por um júri de peritos, em reconhecimento da sua análise integrada dos padrões de distribuição genética e espacial de 107 espécies de vertebrados que vivem no deserto do Saara-Sahel. Este Investigador tem sido apoiado por uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Portugal, com o apoio da FCT, integra a Global Biodiversity Information Facility (GBIF), uma plataforma internacional que tem como missão coordenar a normalização, digitalização e disseminação global de dados sobre a biodiversidade mundial, para benefício da ciência e da sociedade.

Entre outras atividades, a GBIF lança concursos anuais para fomentar a investigação e inovação no domínio da informática para a biodiversidade, sendo os prémios atribuídos com base nos critérios de originalidade e inovação na utilização e análise de dados publicados pela GBIF, e pelo impacto para a biodiversidade e a sua conservação. Os candidatos são nomeados por cada Delegação Nacional ao GBIF.

A notícia da atribuição do Prémio GBIF pode ser consultada aqui.

*Photo by Xarxa Quiroga Álvarez.