Saltar navegação

News

05-11-2021

UK Research and Innovation and Science Europe hosts conference on climate crisis

(Only Available in Portuguese)

UK Research and Innovation e a Science Europe promovem no dia 10 de novembro uma iniciativa online sob o tema Empowering policy makers with informed scientific knowledge to address the climate crisis: What can we learn from the COVID-19 response?, que decorre à margem da 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26), que teve lugar nos passados dias 1 e 2 de novembro, em Glasgow.

criseclimatica

Esta iniciativa procura aproveitar o caminho que surgiu com a COP26 para reunir um painel internacional de altos cargos governamentais e membros relevantes da comunidade científica internacional, para debater sobre de que forma o conhecimento obtido na pandemia COVID-19 poderá ajudar a enfrentar a crise climática. Outro dos temas em foco é a capacitação dos decisores políticos, através de pareceres científicos, para enfrentar o desafio das alterações climáticas.

Pretende-se também com esta iniciativa sublinhar a pertinência da colaboração internacional e a oportunidade de se recorrer a experiências e conhecimento locais, regionais, nacionais e internacionais para a resolução de crises, como o caso da climática. O papel da cooperação global entre a comunidade científica e os decisores políticos, e a forma como a investigação e a inovação podem contribuir eficazmente para a tomada de decisões sobre as alterações climáticas, serão outros dos tópicos em análise. Os participantes irão também debater sobre a melhor forma de mobilizar as comunidades científicas em todo o mundo, para darem resposta às alterações climáticas.

O evento conta com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no painel de oradores.

Mais informações e inscrições aqui

News archive ›