Saltar navegação

News

21-04-2022

“Scientific Institutions" is the theme of the 4th Session of the 25th anniversary of FCT

(Only Available in Portuguese)

A celebração dos 25 anos da FCT prossegue este mês, dia 27 de abril, com a realização da 4.ª conferência científica do programa das comemorações, que é dedicada às Instituições Científicas (ver programa). A sessão será realizada no ICBAS-Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto. A participação é livre, mas requer a inscrição prévia aqui. O evento será presencial, mas também será transmitido online.

5anosFCT_As_instituicoes_cientificas

Sob a temática Instituições Científicas, neste encontro vão ser abordados vários tópicos como a evolução do sistema científico nacional nos últimos 25 anos; o financiamento das instituições científicas e as estratégias regionais; o papel dos Laboratórios Colaborativos, dos Laboratórios do Estado e das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) no sistema científico nacional, na tecnologia, investigação e inovação. A abertura da sessão contará com a intervenção da Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Helena Pereira, e do Diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho.

Do programa constam diversas intervenções de especialistas nacionais e internacionais, nomeadamente António Cunha, Comissão de Coordenação Regional do Norte (CCDR Norte); Helena Alegre, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC); Joana Mendonça, Agência Nacional de Inovação (ANI); Vitor Corado Simões, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG); Phillipe Larrue, Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD); e Redouane Borsali, Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). O encontro contará também com duas mesas de discussão dedicadas aos subtemas “Unidades de I&D e Laboratórios Associados” e “Laboratórios Colaborativos”, com a participação de representantes de diversas instituições científicas nacionais. As intervenções de encerramento serão feitas pelo Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, e pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

As Instituições Científicas, nomeadamente os Laboratórios Colaborativos, os Laboratórios Associados, os Laboratórios do Estado e as Unidades de I&D são pilares essenciais do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que o tornam mais competitivo e moderno, e contribuindo ainda para a evolução, inovação e dinamismo da ciência, da tecnologia e investigação. A investigação realizada nestas instituições inclui todos os domínios científicos, nomeadamente: as ciências da vida e da saúde, as ciências sociais, artes e humanidades, as ciências de engenharias e tecnologias, as ciências exatas e as ciências naturais e do ambiente.

Mais informações na página do programa das comemorações, onde estão disponíveis os vídeos das sessões anteriormente realizadas no âmbito dos 25 anos da FCT, nomeadamente sobre os seguintes temas: "25 anos da FCT na Ciência: Oportunidades e Desafios", “Formação Avançada e Doutoramentos" e “Emprego Científico e Carreiras Científicas”.

Próximas Sessões:

Ciência 2022: Encontro com a Ciência e a Tecnologia, nos 25 anos da FCT
16, 17 e 18 de maio, Lisboa
(Registo | Programa a anunciar em breve)

25 anos da FCT – As mulheres na ciência
26 de maio, Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã

Atividades e Projetos de I&D
22 de junho, Vila Real

Sessões com data e local a anunciar em breve:

Ciência Aberta, Repositórios e Biblioteca On-line
Julho, Braga

Verão com Ciência
Agosto, Bragança

Cultura Científica e Ciência Viva
Setembro, Faro

Computação Avançada
Outubro, Guimarães

Cooperação Científica Internacional
Novembro, Évora

A FCT e a ciência em Portugal e na Europa
Dezembro, Lisboa

News archive ›