Saltar navegação

News

19-08-2022

Results of the 1st edition of the Call for Artificial Intelligence with Google support

(Only available in Portuguese)

O acordo de colaboração entre a FCT e a Google traduzir-se-á na disponibilização de US$ 2 milhões em créditos da plataforma Google Cloud no período de dois anos para projetos de I&D.

Nesta primeira edição, o concurso teve como áreas preferenciais a ética na inteligência artificial e o processamento da linguagem natural.

rnca

A FCT publicou os resultados preliminares do Concurso de Projetos de Computação Avançada: Inteligência Artificial em Cloud de 2022. Foram aprovados 11 projetos para acesso aos créditos da plataforma Google Cloud, no valor total de 799 364 USD (dólares americanos), destinados para este ano. Os recursos a concurso resultam de um acordo de colaboração entre a FCT e a Google para apoiar a investigação em Inteligência Artificial em Portugal.

A lista dos projetos recomendados para acesso aos recursos computacionais está disponível na página dedicada ao concurso bem como o resumo dos Resultados.

A 1º edição do concurso irá garantir o acesso a 11 projetos de computação avançada aos créditos da plataforma Google Cloud durante 12 meses. Os projetos distribuem-se da seguinte forma, pelas áreas preferenciais do concurso:

  • 36% para o processamento de linguagem natural
  • 18% para a ética na inteligência artificial.

Em termos de domínio científico a distribuição é a seguinte:

  • 90% são em ciências exatas e engenharia
  • 10% em ciências da vida e saúde.

Todos os investigadores que lideram os projetos financiados trabalham em território português, na sua maioria homens, representando 82% do total, e geograficamente 55% dos projetos estão associados a instituições da região de Lisboa, 27% do norte e 9% do sul e ilhas.

O período de submissão de candidaturas decorreu entre 30 de março e 30 de maio deste ano. As candidaturas foram avaliadas por um painel de avaliação externo, de acordo com as áreas científicas preferenciais do concurso. As listas, ordenadas por tipologia de acesso, foram aprovadas em reunião de painel de avaliação. A taxa de sucesso do concurso, considerando as candidaturas de ambas as tipologias, foi de 100%.

Esta colaboração com a Google permite complementar os apoios já existentes e prestados pela FCT no âmbito da RNCA – Rede Nacional de Computação Avançada, que disponibiliza recursos computacionais de elevado desempenho através da sua rede de centros operacionais e de visualização. Pretende-se no próximo ano lançar a segunda edição deste concurso de projetos em inteligência artificial em cloud e alargar a iniciativa a mais utilizadores nacionais.

News archive ›