Saltar para o conteúdo principal

Portugal atinge bons resultados no concurso europeu Marie Skłodowska-Curie Staff Exchanges

As instituições portuguesas captaram 3,3 milhões de euros no concurso de 2023 das Marie Skłodowska-Curie Actions Staff Exchanges (MSCA SE), o que corresponde a 4,16% do financiamento a atribuir. Concorreram 209 consórcios de instituições, tendo sido selecionadas para financiamento 79 propostas.

Cinco das propostas vencedoras são coordenadas por instituições portuguesas: Universidade de Aveiro, Universidade Nova de Lisboa, Associação Biopolis, Universidade do Minho e Universidade do Porto. Globalmente, as instituições portuguesas participam em 22 propostas vencedoras, ou seja, integram 17 consórcios vencedores sem assumirem o papel de coordenação.

As MSCA SE são um instrumento do Horizonte Europa para financiar a mobilidade de investigadores, técnicos e gestores de ciência diretamente ligados à investigação, em qualquer fase da carreira. Os consórcios concorrentes têm obrigatoriamente um mínimo de três instituições de três países diferentes. Tal como as restantes ações Marie Skłodowska-Curie, visam a formação e o desenvolvimento da carreira dos investigadores através de três dimensões da mobilidade: entre países, entre o setor académico e não académico e entre disciplinas.

A participação das instituições portuguesas neste instrumento do Horizonte Europa tem sido bastante positiva, tendo já sido captados 13,28 milhões de euros desde o início do Horizonte Europa. Em 2023, as instituições portuguesas que integraram consórcios candidatos (como coordenadoras ou participantes) tiveram uma taxa de sucesso de 27,17%, com a média europeia a situar-se nos 32,8%, mas houve já alguns anos em que a taxa de sucesso de Portugal é ligeiramente superior ao da média da União Europeia.

O próximo concurso MSCA SE deverá estar aberto entre 19 de setembro de 2024 e 5 de fevereiro de 2025. Está disponível para visualização a gravação em vídeo de uma recente sessão informativa sobre MSCA SE.

A FCT é responsável pela promoção das Ações Marie Skłodowska-Curie em Portugal, realizando regularmente sessões informativas e workshops de escrita de propostas, iniciativas que são divulgadas através da manifestação de interesse com o preenchimento de um formulário e nas notícias publicadas no site da FCT. A FCT é também responsável pela representação de Portugal no Comité de Configuração do Programa das Ações Marie Skłodowska-Curie, junto da União Europeia.