Saltar para o conteúdo principal

Prémio Arquivo.pt 2023 já tem vencedores

Logo Arquivo.pt

Os vencedores da edição 2023 do Prémio Arquivo.pt já são conhecidos e os galardoados vão receber o prémio no Encontro Ciência 2023, dia 7 de julho, na Universidade de Aveiro. Este concurso tem como objetivo distinguir trabalhos que tiveram como fonte o acervo do Arquivo.pt, uma infraestrutura de investigação gerida pela Unidade FCCN da FCT, que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996 aos investigadores, mas também ao público em geral.

Este ano o concurso recebeu 40 trabalhos candidatos. Foram apurados pelo júri os três primeiros classificados e duas menções honrosas atribuídas pelo jornal Público e o Aveiro Media Competence Center.

O primeiro lugar, com um prémio no valor de 10 mil euros, foi para o trabalho “Viajar no tempo sobre carris”, desenvolvido por Antero Pires, Carlos Cipriano, Diogo Ferreira Nunes e Ruben Martins. Trata-se de uma plataforma online que analisa e apresenta a evolução dos tempos de viagens de comboio em Portugal, com base nos horários preservados no Arquivo.pt.

Ao segundo lugar, “Representatividade das mulheres artistas na imprensa nacional”, é atribuído um prémio de 3 mil euros. Trata-se de um trabalho da autoria de Cláudia Sevivas e Miguel Boavida e resultou no website Existo, que disponibiliza informação sobre as artistas portuguesas e refere as páginas Web em que foram mencionadas ao longo do tempo. O trabalho baseia-se numa análise da sua representação e visibilidade que permite várias leituras.

O terceiro classificado recebeu um prémio no valor de 2 mil euros e foi atribuído ao trabalho “Memória Política”, desenvolvido por Miguel Lopes, Maria Carneiro e João Andrade. Este projeto deu origem a uma aplicação Web que processa e apresenta informação retirada das páginas web dos partidos políticos representados na Assembleia da República, arquivadas pelo Arquivo.pt.

A primeira menção honrosa, do jornal Público, foi para o projeto “Fábrica do Jornal“, que nos permite gerar um jornal personalizado a partir de notícias preservadas no Arquivo.pt, podendo obter uma versão que pode imprimir ou guardar em formato digital. O Aveiro Media Competence Center (AMCC) atribuiu a sua menção honrosa ao trabalho “Imaginarium”, realizado por Diogo Sousa, uma aplicação Web que faz pesquisa de imagens a partir de semelhanças com outras imagens.